PEÇA DO PUZZLE - Nelson Rato


Entrevistamos o Pr. Nelson, responsável pelo Centro de Recuperação de Alter do Chão, que visitou a nossa área com alguns dos rapazes que estão no programa do Desafio Jovem. Neste momento, o Centro conta com a presença de 26 rapazes.







(Centro de Recuperação de Castanheira do Ribatejo )





GE – Olá Nelson, obrigado pela oportunidade. Fala-nos um pouco de ti…


Nelson – O meu nome é Nelson Rato e conheci o Desafio Jovem há 13 anos. Tinha problemas com drogas e fiz o programa do Desafio Jovem. Estive a trabalhar fora, no aeroporto, mas sempre tive o desejo de trabalhar no Desafio Jovem, ajudar outros tal como me ajudaram a mim.

Entrei para o Instituto Bíblico, para a “Operação Josué”, casei com a Marta e fomos trabalhar para o Centro de Recuperação da Castanheira como conselheiros.

Estivemos lá 3 anos, lá nasceu o nosso 1º filho, o Bernardo e depois fomos para o Centro de Alter do Chão onde estivemos a trabalhar como cooperadores, como conselheiros.

Fomos então desafiados para assumir a responsabilidade do Centro, lá nasceu o nosso 2º filho, o Gonçalo; este já é alentejano puro (risos). Tenho 34 anos e sou bom rapaz...

(Centro de Recuperação de Alter do Chão)


GE – Conta-nos como foi o teu primeiro contacto com Deus…



Nelson – O meu pai era alcoólico, eu e o meu irmão éramos toxicodependentes e a minha mãe andava desesperada, sempre triste, andava sempre a lamentar-se onde quer que fosse. E um dia alguém, uma irmã, convidou-a para ir á igreja para que orassem por ela e contou-lhe que o pastor daquela igreja também tinha tido problemas com drogas mas que hoje era um homem de Deus, era casado, tinha refeito a sua vida…e a minha mãe começou a ir á igreja.
Eu vivia na rua, em Bilbau – Espanha, e um dia entrei em contacto com a minha mãe que me disse para vir para Portugal, que agora ia a uma igreja cujo pastor já tinha sido como eu e que ia conseguir colocar-me num centro de recuperação. Fui para o centro, fiz o programa, comecei a ouvir a palavra de Deus e esse foi o meu 1º encontro com Ele.



GE – Quando e como surgiu o desejo de servir a Deus a tempo inteiro?



Nelson – Foi num culto. Estávamos em jejum nesse dia e, no culto da manhã, o pregador falou na passagem bíblica dos 10 leprosos que Jesus curou e só 1 voltou atrás para agradecer, os outros 9 foram embora. No final, o pregador perguntou: “Todos vocês estão aqui a receber ajuda. Quantos de vocês vão ser como os 9 que foram embora e quantos vão querer ficar com Jesus para sempre?”
Aí eu entendi que era uma chamada de Deus para o servir a tempo inteiro e percebi que me iria sentir uma pessoa realizada ao servir outros, ao abençoar outros, ao ajudar outros, assim como me fizeram a mim.


GE – Qual a personagem bíblica que mais te marcou, com quem mais te identificas?



Nelson – Para mim, sem dúvida, é Davi. Identifico-me muito com a maneira dele buscar a Deus e também com as dificuldades que ele tinha. Acho que Davi era um homem muito honesto e tinha uma grande intimidade com Deus e, uma das coisas que eu mais desejo é ter intimidade com Ele, conhecer o Seu coração. Davi era chamado “o homem segundo o coração de Deus”.



GE – Qual a qualidade humana que consideras mais importante?



Nelson – Acho que é muito difícil resumir a uma qualidade mas penso que é a autenticidade, o ser genuíno, o ser uma pessoa autêntica. Porque se és autêntico, isso implica seres honesto, sincero, correcto, verdadeiro, não és falso e as pessoas apercebem-se da tua autenticidade.



GE – Tens alguns projectos em mente para o futuro?



Nelson – Eu sempre tive objectivos e alvos, ainda que não ponha expectativa nesse sentido. Se os desafios vêm á minha vida, á medida que eles vêm surgindo eu aceito-os como desafios de Deus na altura. Não perspectivo as coisas desta forma: um dia quero isto, um dia farei aquilo… não. Quero fazer aquilo que Deus me pede para fazer, estar envolvido, desenvolver…acima de tudo, cuidar de pessoas. É isso, cuidar de pessoas.



GE – Deixa a tua mensagem…



Nelson – Eu já vivi dos dois lados. Eu sei o que é dormir na rua, fugir á polícia, passar fome, andar aos caixotes do lixo, sei o que é ter muitas gramas de cocaína e heroína no bolso, sei o que é traficar e sei o que é ter muito dinheiro.Já experimentei esse lado da vida e tenho experimentado, nestes últimos 13 anos, viver com Deus. Hoje tenho autoridade para dizer que não vale a pena viver uma vida sem Deus e que, com Deus, nós podemos “curtir”, podemos ter uma vida preenchida e realizada, sem religiosidade, podemos ser pessoas que riem, brincam, que têm os seus hobbies, que têm os seus sonhos, que têm uma família, sem ter de recorrer a drogas ou a outras substâncias para obter isso tudo.Mas lá está, só experimentando. Por mais que eu ou alguém diga que viver com Deus é bom, a menos que a pessoa experimente, dê o benefício da dúvida e experimente, nunca vai perceber de facto o que é ser cristão e estar com Deus.A prova de que a vida sem Ele não presta é a degradação que a nossa sociedade está a sofrer, e á medida que a raça humana vai evoluindo sem Deus, vai-se degradando cada vez mais á procura de alguma coisa que Deus tem.



Obrigado Pr. Nelson, oramos por si e pela sua família para que continuem a deixar que Deus vos use para abençoar a vida de outras pessoas e abençoe o vosso ministério.

0 comentários:

Sobre nós

A minha foto
IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS PENTECOSTAL DE GRÂNDOLA

Arquivo do blogue